Tecnologia do Blogger.
RSS

Jane Eyre - Charlotte Brontë | Resenha

Escrever uma resenha sobre um clássico como esse é uma grande responsabilidade, nem sei bem por onde começar. Acho que vou começar dizendo que estou cada vez mais convencida de que a literatura inglesa é a melhor que existe.
Jane Eyre é uma auto-biografia fictícia da personagem com o mesmo nome. O livro começa com Jane ainda criança, morando com sua tia. Ela ficou órfã muito cedo, e após a morte do tio, passou a sofrer nas mãos de sua tia e primos. Por fim, é enviada a um colégio interno onde têm seus primeiros momentos de felicidade. Permanece lá por oito anos. Seis como aluna e dois como professora. Nesse período, Jane vai amadurecendo e aprende a superar a mágoa que guardava em seu coração. Torna-se uma mulher corajosa, inteligente e determinada.

Aos 18 anos, Jane sente o desejo de liberdade e decide arranjar um novo emprego. Consegue um como preceptora de Adèle, uma menina que está sob a tutela de Mr. Edward Rochester. A partir daí, sua vida passa a ter muitas reviravoltas, algumas muito surpreendentes.

Agora vocês já sabem que o livro tem alguns mistérios. Um deles eu descobri antes mesmo de ser desvendado, pois a sinopse já dava algumas pistas, então, se querem um conselho, não leiam a sinopse!
Através desse livro, a autora mostrou que as mulheres são capazes de se sustentarem e serem felizes independentemente de se casarem ou não. Mesmo assim, o livro não deixa de ter seu romantismo. Porém, o que notei na personagem principal, e admirei muito, é seu ponto de vista equilibrado sobre o amor, ela não é daquele tipo de pessoa que usa o amor como justificativa para fazer qualquer coisa ou desconsiderar até mesmo seus princípios.
A narrativa é muito detalhada, principalmente ao descrever os sentimentos e pontos de vista de Jane, parece que estamos lendo seu diário. O enredo é lindo e tem momentos emocionantes que me arrancaram algumas lágrimas, só não vou contar se foram de emoção ou tristeza.
Jane Eyre já teve adaptações para cinema e TV. O mais recente estreará esse ano e conta com a atuação de Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas) no papel principal. Mal posso esperar para ver esse filme! Claro que o filme nunca é tão bom quanto o livro, mas quando é bem feito vale a pena assistir, espero que seja esse o caso.
Bem, eu deixo para vocês o trailer do filme e o seguinte conselho: Leiam Jane Eyre!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

11 comentários:

Eduarda Sampaio disse...

Mal posso esperar por esse filme! Você sabe se ele vai estrear nos cinemas brasileiros também?

Bruna Tavares disse...

Olá Eduarda. Não sei dizer se vai estrear aqui no Brasil, mas estou torcendo para que sim.

Unknown disse...

Oi ficou muito bom a sua resenha XD Parabéns. Eu quero terminar de ler o livro antes que lance o filme, mesmo se não lançar no Brasil tem como assistir-lo do mesmo jeito

Dafne disse...

Já li esse livro e também já fiz resenha sobre [não uma resenha igual a tua, é mais blablabla sem sentido /hm].rs

Então XD O livro é lindo, né?*w* Xonei nele. <3

Ah, sobre o filme existem vários filmes baseados no livro, acho que são uns 5 e uma microssérie FIEL ao livro. Esse filme que tu colocou o trailler vai sair aqui no Brasil dia 11/03/2011. =D [é, to louca pra assistir -HAHA]

Beijo :*

Bruna Tavares disse...

Ah, obrigada por informar a data, também tô louca pra assistir.
Estou baixando a série da BBC, acredito que seja ótima assim como todas as séries da BBC.
B-jus

Thaís Averaldo disse...

Como disse no skoob aqui estou eu! Ahhh literatura inglesa sempre foi minha preferida desde que li aos 14 anos 'Hamlet' me apaixonei depois por Emily Bronte e seu 'O Morro dos Ventos Uivantes" e o resto é história!
Esse era um dos livros da minha cesta de compras do fim de ano, mas acabei preferindo comprar Jane Austen e Jane Eyre ficou para uma próxima.
Adorei a resenha e seguindo com o perfil do meu blog. E depois venho seguir com meu perfil pessoal!
Beijos.

Bruna Tavares disse...

Que bom que você aceitou meu convite! Já li Hamlet mas faz muito tempo, preciso reler.
E quanto a Jane Austen nem se fala, sou apaixonada!
Espero que volte mais vezes.
B-jus

Daniele S.F disse...

Parabéns pelo blog, adorei o design.
Em relação ao livro, já li uma versão em Inglês condensado, achei muito boa. Concordo com você "o filme nunca é tão bom quanto o livro", mas acho que esse vale a pena ver.
Obrigada pela dica
Saudações literárias

Bruna Tavares disse...

Não sei se o filme vai ser bom, mas assisti a série da BBC e é ótima!
Sério mesmo, consegue ser quase tão bom quanto o livro.

Cris disse...

Adorei sua resenha! Comprei o livro e não vejo a hora de chegar.
Já assisti a versão do cinema de 1996 (não gostei muito) e a minisérie da BBC de 2006 (adorei!).
Passa lá no meu blog. Ele é tão novinho...
http://seliga-cris.blogspot.com/

Bjks!

Bruna Tavares disse...

Não assisti ao filme de 1996, mas a série da BBC eu assisti e achei maravilhosa!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...