Tecnologia do Blogger.
RSS

O Morro dos Ventos Uivantes

"Se olho para estas lajes, vejo nelas gravadas as suas feições! Em cada nuvem, em cada árvore, na escuridão da noite, refletida de dia em cada objeto, por toda a parte eu vejo a sua imagem! Nos rostos mais vulgares de homens e de mulheres, até as minhas feições me enganam com a semelhança. O mundo inteiro é uma terrível coleção de testemunhas de que um dia ela realmente existiu e a perdi para sempre!"
Este é um dos meus trechos favoritos do livro, e já é o suficiente para perceber o quanto é maravilhoso!
O morro dos ventos uivantes foi o primeiro e único romance da escritora britânica Emily Brontë e tornou-se um clássico da literatura inglesa. Este é um daqueles livros que após ler você se pergunta: Como não li isto antes? Pelo menos foi o que me perguntei.

O livro fala de uma paixão doentia e avassaladora que gera ódio, vingança e sofrimento. Os personagens são espirituosos e marcantes e a história é repleta de emoções.  Logo de início, já sentimos um clima sombrio e misterioso. A narrativa é muito envolvente e nos faz se colocar no lugar de alguns dos personagens.
Na verdade, uma das coisas que mais gostei nesse livro é a sequencia em que os acontecimentos são narrados. Começa pelo meio, depois conta o começo e em seguida vem o desfecho que é maravilhoso, sério, eu amei o final!
O livro é narrado na 1ª pessoa, por um personagem que conhece os eventos tanto quanto nós, assim vamos descobrindo a estória junto com ele. Isso transforma o  livro em uma espécie de quebra-cabeça em que as peças vão se encaixando pouco a pouco. O final é surpreendente, mas é só o que posso dizer, não quero estragar a surpresa.
Concluindo, amei muito esse livro e lamento que a autora não tenha vivido o suficiente para escrever outras obras. Se você ainda não leu, aconselho a não perder tempo!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Unknown disse...

Olá!

O Morro dos Ventos Uivantes com toda a certeza é um clássico da literatura mundial (fascinante!). Sua resenha está muito boa!

Abraços e FELIZ NATAL!

Bruna Tavares disse...

Olá Ana, obrigada pela visita e pelo comentário!
B-jus

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Maria Julia e você me indicou seu blog no SKOOB. Como só hoje vi a mensagem dei uma passada por aqui!=) Adorei o texto...muito legal seu blog! Continue escrevendo! Valeu!

Abraços

Maju Raz

Bruna Tavares disse...

Olá Maria, fico muito feliz que tenha aceitado meu convite e que tenha gostado do blog. Espero que volte mais vezes.
B-jus

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...